No post anterior, descrevemos a
narrativa da versão atualizada do jogo de Atari “Let´s play Hero”. Hoje tomaremos como base o texto anterior, mas
com uma grande diferença: e se este jogo tivesse finais alternativos?
A história começa a partir de um
telejornal informando que ocorreu um terremoto na cidade e contextualizando o
jogador sobre o jogo, conforme descrito a seguir:
- Urgente o terremoto que acaba
de atingir a cidade de LowPoly de 5.5 na escala Richter( ou escala de Magnitude
Local) com duração aproximada de 5
minutos, não provocou grandes estragos vejam as imagens que estão sendo
transmitidas agora pelo helicóptero Activision pelo repórter John Van Ryzin.
Olá John, de um giro pela cidade e mostre pra gente o que está acontecendo
agora.
- Ok, Atari. As imagens que
encontro sobrevoando a cidade não assustam muito, eu apenas vejo as pessoas
tentando retornar a sua rotina, houve pequenas bagunças pela cidade. O temor
são casas e prédios antigos ou em construção que podem não ter resistido aos
abalos.
- Espere acabo de ver o Roderick
H.E.R.O no terraço de um prédio que está em reforma, pois ainda não levantaram
algumas paredes, tendo só as colunas, pilastras de Ferro e alguns andares superiores
com piso. Nossa! Estou vendo que alguns trabalhadores encontram-se feridos. R. Hero,
ao que me parece vai resgata-los.
- Senhores telespectadores! Não
sei se vocês lembram mais R. Hero era assim chamado por alguns que leram as
noticias no ano de 1984 ou H.E.R.O como era popularmente conhecido que era
abreviação de “helicopter emergency rescue operation” (Helicóptero Operação de
Resgate de Emergência, literalmente traduzindo) era assim chamado por ter um
colete com hélice podendo sobrevoar obstáculos ou a falta de chão e piso para
chegar até as vítimas com maior rapidez. Na época ele resgatou mineiros que
estavam presos devido a uma explosão que fez com que desmoronasse partes da
caverna criando barreiras deixando assim os trabalhadores da mina preso.
- Vejam essas imagens, ele está
descendo os andares com sua mochila de hélice e há alguns obstáculos em sua
frente o qual consegue vence-los com explosivos.
- O que é aquilo que estou vendo?
- Uma mariposa gigante?!
- É possível, os andares inferiores
deste prédio já funcionavam com centro de pesquisas em animais dos laboratórios
Cartridge. Ainda bem que Hero está prevenido conseguindo abater tal impedimento
como aranhas, porta de elevadores, a falta de luz, até o próprio caminho e
assim efetuar sucesso no resgate das vítimas.
- Telespectadores! Escutem com
atenção! Nosso helicóptero não pode permanecer no local devido à falta de
combustível. Em breve voltaremos com mais informações.
**Fim da transmissão**
Neste momento, o jogador é
apresentado ao protagonista, o primeiro paramédico a chegar ao local. Antes do
jogador ter o controle do personagem, o mesmo atende seu radio e é informado
pela central que a estrada principal da cidade, único caminho para chegar ao
prédio, ficou comprometida com o
terremoto e por isso as outras equipes terrestres vão demorar um pouco para
chegar, o que não acontecerá até o final do jogo. A central também deixa a sua
missão clara: encontrar as vitimas, prestar os primeiros socorros e informar o
apoio aéreo onde elas estão, para serem
enviadas ao hospital.
O jogador finalmente controla o
personagem, contando apenas com algumas cordas e dinamites de pequena
intensidade(para abrir paredes, que não correm risco aparente de desabar), ele
parte em sua nobre missão de salvar vidas, no meio dos escombros deste enorme
edifício mas isso não será fácil, uma vez que alguns animais das pesquisas
realizadas, estão muito ariscos e
dificultarão ainda mais a vida dele.
Logo no inicio do jogo, nosso
paramédico encontra uma arma, provavelmente de algum segurança, ela torna-se
sua única defesa contra o ataque dos animais. Durante o jogo, a central busca
ajuda-lo sempre com algumas informações
uteis sobre os desaparecidos que estavam no prédio, como “Haviam
seis pessoas no nono andar”, ou “Fulano
estava trabalhando com cobras”. Ao longo das fases, algumas pistas tornam-se muito uteis enquanto
outras, provam-se falsas, mas não temos como deixar de segui-las se desejarmos
prosseguir no jogo. A cada nova informação recebida, vemos um cronometro na
parte superior da tela, se o cronometro zerar, você provavelmente não
encontrará a vitima somente um corpo já desfalecido, caso falte menos de 10
segundos para o cronometro zerar, teremos que participar de um mini game, o
resultado do mesmo decidirá o destino da vitima. Esses mini games variam muito,
de forma aleatória, e provavelmente você não jogará o mesmo duas vezes. Eles
variam deste realizar um estancamento, ou imobilizar algum membro, até realizar
uma Reanimação cardiorrespiratória, também conhecida por boca-a-boca.
Quando concluímos o jogo, teremos três
possibilidades, dependendo da quantidade de vitimas que conseguimos salvar. Se todos
forem salvos a tempo, a tela se escurece e vemos o dia seguinte ao resgate. O
mesmo noticiário chama o mesmo helicóptero do inicio do jogo que sobrevoa a
prefeitura, há uma grande festa no local e vemos Hero recebendo a chave da
cidade, depois ouvir um discurso realmente comovente do prefeito. Agora, se
algumas vitimas forem perdidas pelo caminho, somos informados através do rádio,
agora não pela central e sim pelo seu superior que parabeniza o seu trabalho,
que não houve queixa de nenhuma outra vitima e que está liberado para voltar à
base. Chegando a base, vemos, através das câmeras de segurança, que a
corporação preparou uma pequena festa, de improviso, para nosso herói, alguns
tapinhas nas costas, o chefe o conforta dizendo que nem sempre se pode salvar
todos, ele realmente se emociona com as festividades. Mas e se o jogador não
conseguir salvar a maioria das vitimas? Bem, existe um final para isso e se
você achou que deixar de salvar as pessoas daquele prédio era o pior que
poderia acontecer, você errou. Nesta situação, vemos, novamente pelas câmeras
de segurança, mas agora de um bar local, o senhor Roderick tentando se
conformar com o fracasso daquele dia, ao som de uma velha musica country
americana, após algum tempo o acompanhamos indo embora do bar, ainda pelas
câmeras de segurança, um fade-out acontece e o choque, antes mesmo de ouvir a
repórter noticiando o ocorrido, podemos ler no rodapé da tela “Roderick
H.E.R.O. encontrado morto em seu quarto hoje pela manhã, causa confirmada:
suicídio.” e de forma impressionante a data da reportagem é exatamente a data
presente em seu console, o que faz a noticia se tornar mais chocante ainda. O
helicóptero que ontem noticiava o desmoronamento do prédio, hoje noticia a
salva de tiros para o nosso herói, um ultimo fade-out, sem som algum exceto
pelos disparos que vão diminuindo lentamente.
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