Let´s Play Hero (Atari 2600) – Qual seria o final da lenda?

No post anterior, descrevemos a narrativa da versão atualizada do jogo de Atari “Let´s play Hero”. Hoje tomaremos como base o texto anterior, mas com uma grande diferença: e se este jogo tivesse finais alternativos?


A história começa a partir de um telejornal informando que ocorreu um terremoto na cidade e contextualizando o jogador sobre o jogo, conforme descrito a seguir:
- Urgente o terremoto que acaba de atingir a cidade de LowPoly de 5.5 na escala Richter( ou escala de Magnitude Local)  com duração aproximada de 5 minutos, não provocou grandes estragos vejam as imagens que estão sendo transmitidas agora pelo helicóptero Activision pelo repórter John Van Ryzin. Olá John, de um giro pela cidade e mostre pra gente o que está acontecendo agora.
- Ok, Atari. As imagens que encontro sobrevoando a cidade não assustam muito, eu apenas vejo as pessoas tentando retornar a sua rotina, houve pequenas bagunças pela cidade. O temor são casas e prédios antigos ou em construção que podem não ter resistido aos abalos.
- Espere acabo de ver o Roderick H.E.R.O no terraço de um prédio que está em reforma, pois ainda não levantaram algumas paredes, tendo só as colunas, pilastras de Ferro e alguns andares superiores com piso. Nossa! Estou vendo que alguns trabalhadores encontram-se feridos. R. Hero, ao que me parece vai resgata-los.
- Senhores telespectadores! Não sei se vocês lembram mais R. Hero era assim chamado por alguns que leram as noticias no ano de 1984 ou H.E.R.O como era popularmente conhecido que era abreviação de “helicopter emergency rescue operation” (Helicóptero Operação de Resgate de Emergência, literalmente traduzindo) era assim chamado por ter um colete com hélice podendo sobrevoar obstáculos ou a falta de chão e piso para chegar até as vítimas com maior rapidez. Na época ele resgatou mineiros que estavam presos devido a uma explosão que fez com que desmoronasse partes da caverna criando barreiras deixando assim os trabalhadores da mina preso.
- Vejam essas imagens, ele está descendo os andares com sua mochila de hélice e há alguns obstáculos em sua frente o qual consegue vence-los com explosivos.
- O que é aquilo que estou vendo?
- Uma mariposa gigante?!
- É possível, os andares inferiores deste prédio já funcionavam com centro de pesquisas em animais dos laboratórios Cartridge. Ainda bem que Hero está prevenido conseguindo abater tal impedimento como aranhas, porta de elevadores, a falta de luz, até o próprio caminho e assim efetuar sucesso no resgate das vítimas.
- Telespectadores! Escutem com atenção! Nosso helicóptero não pode permanecer no local devido à falta de combustível. Em breve voltaremos com mais informações.
**Fim da transmissão**

Neste momento, o jogador é apresentado ao protagonista, o primeiro paramédico a chegar ao local. Antes do jogador ter o controle do personagem, o mesmo atende seu radio e é informado pela central que a estrada principal da cidade, único caminho para chegar ao prédio,  ficou comprometida com o terremoto e por isso as outras equipes terrestres vão demorar um pouco para chegar, o que não acontecerá até o final do jogo. A central também deixa a sua missão clara: encontrar as vitimas, prestar os primeiros socorros e informar o apoio aéreo onde elas estão,  para serem enviadas ao hospital.
O jogador finalmente controla o personagem, contando apenas com algumas cordas e dinamites de pequena intensidade(para abrir paredes, que não correm risco aparente de desabar), ele parte em sua nobre missão de salvar vidas, no meio dos escombros deste enorme edifício mas isso não será fácil, uma vez que alguns animais das pesquisas realizadas, estão muito  ariscos e dificultarão ainda mais a vida dele.
Logo no inicio do jogo, nosso paramédico encontra uma arma, provavelmente de algum segurança, ela torna-se sua única defesa contra o ataque dos animais. Durante o jogo, a central busca ajuda-lo sempre com algumas informações  uteis sobre os desaparecidos que estavam no prédio, como “Haviam seis  pessoas no nono andar”, ou “Fulano estava trabalhando com cobras”. Ao longo das fases,  algumas pistas tornam-se muito uteis enquanto outras, provam-se falsas, mas não temos como deixar de segui-las se desejarmos prosseguir no jogo. A cada nova informação recebida, vemos um cronometro na parte superior da tela, se o cronometro zerar, você provavelmente não encontrará a vitima somente um corpo já desfalecido, caso falte menos de 10 segundos para o cronometro zerar, teremos que participar de um mini game, o resultado do mesmo decidirá o destino da vitima. Esses mini games variam muito, de forma aleatória, e provavelmente você não jogará o mesmo duas vezes. Eles variam deste realizar um estancamento, ou imobilizar algum membro, até realizar uma Reanimação cardiorrespiratória, também conhecida por boca-a-boca.
Quando concluímos o jogo, teremos três possibilidades, dependendo da quantidade de vitimas que conseguimos salvar. Se todos forem salvos a tempo, a tela se escurece e vemos o dia seguinte ao resgate. O mesmo noticiário chama o mesmo helicóptero do inicio do jogo que sobrevoa a prefeitura, há uma grande festa no local e vemos Hero recebendo a chave da cidade, depois ouvir um discurso realmente comovente do prefeito. Agora, se algumas vitimas forem perdidas pelo caminho, somos informados através do rádio, agora não pela central e sim pelo seu superior que parabeniza o seu trabalho, que não houve queixa de nenhuma outra vitima e que está liberado para voltar à base. Chegando a base, vemos, através das câmeras de segurança, que a corporação preparou uma pequena festa, de improviso, para nosso herói, alguns tapinhas nas costas, o chefe o conforta dizendo que nem sempre se pode salvar todos, ele realmente se emociona com as festividades. Mas e se o jogador não conseguir salvar a maioria das vitimas? Bem, existe um final para isso e se você achou que deixar de salvar as pessoas daquele prédio era o pior que poderia acontecer, você errou. Nesta situação, vemos, novamente pelas câmeras de segurança, mas agora de um bar local, o senhor Roderick tentando se conformar com o fracasso daquele dia, ao som de uma velha musica country americana, após algum tempo o acompanhamos indo embora do bar, ainda pelas câmeras de segurança, um fade-out acontece e o choque, antes mesmo de ouvir a repórter noticiando o ocorrido, podemos ler no rodapé da tela “Roderick H.E.R.O. encontrado morto em seu quarto hoje pela manhã, causa confirmada: suicídio.” e de forma impressionante a data da reportagem é exatamente a data presente em seu console, o que faz a noticia se tornar mais chocante ainda. O helicóptero que ontem noticiava o desmoronamento do prédio, hoje noticia a salva de tiros para o nosso herói, um ultimo fade-out, sem som algum exceto pelos disparos que vão diminuindo lentamente.

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