Objetos do cotidiano - Saindo do obvio...


Continue lendo »

Como vender um jogo?

A parte mais difícil na criação de um jogo, provavelmente não fica em storyboards ou linhas de código, afinal qualquer um é capaz de estudar esses conceitos e desenvolver seu jogo. A maior dificuldade é gerar o interesse do publico por aquele mundo, criar consumidores para o jogo. Para resolver a questão, busquei a ajuda do Tiago Tel , da Indiana Studios para entender um pouco melhor como funciona esse processo. As respostas das perguntas a seguir foram geradas com base na conversa que eu e o Tel tivemos pelo Skype.
A Indiana Studios é uma empresa fundada em 2013, em Campinas, São Paulo e através de sua equipe experiente e amante de jogos, que tem como objetivo desenvolver aplicativos de alta usabilidade e jogos para dispositivos móveis.

Continue lendo »

O Grande Irmão na história

Para aqueles que desconhecem o termo “grande irmão”, ou “big brother” em inglês, aconselho a pararem de assistir o programa de mesmo nome e lerem o romance 1984 de George Orwell. Nele, vemos uma sociedade totalmente manipulada e controlada por essa entidade, o Grande Irmão. As câmeras vigiam de forma constante todo o estado sob seu controle de forma constante. Salvo o suposto exagero descrito no livro e no filme homônimo, será mesmo a ideia do Grande Irmão tão absurda ao ponto de se tornar apenas uma obra de ficção, ou a essência do Grande Irmão estaria presente, de certa forma, na sociedade durante todos os períodos da história?
Continue lendo »

The Myst

Myst é um jogo de aventura em primeira pessoa projetado pelos irmãos Robyn e Rand Miller e desenvolvido pela Cyan. O processo de desenvolvimento do jogo foi iniciado em 1991, mas só foi finalizado em 1993, quando foi lançado para Mac, no dia 24 de setembro. Este foi o maior sucesso da empresa e atualmente existe para diversas plataformas incluindo iOS e Nintendo 3DS.
Continue lendo »

Theodor Nelson – O pai do hipertexto


Theodor Holm Nelson, conhecido por Ted Nelson, nasceu em 1937, nos Estudos Unidos, é filosofo e sociólogo, mas ficou conhecido por ser um pioneiro na área de tecnologia da informação e por ser o pai do hipertexto. Formado em Filosofia em 1959, pela Swarthmore College, foi em 1960 que Ted entrou para a história da tecnologia, com o projeto Xanadu.
Continue lendo »

O Modelo Clássico dos Games segundo Jessper Juul

Jesper Juul é um game designer, educador e teórico do mundo dos games, muito influente. Em novembro de 2003, durante a conferencia Level  up em Ultreque, apresentou sua teoria “The Game, the Player, the World: Looking for a Heart of Gameness” sobre o que ele define como “modelo clássico dos jogos” e na qual este texto se baseia.
Juul separou os jogos em 3 partes , o jogo como sistema(o jogo), o jogador e o jogo(o jogador) e o jogo e o resto do mundo(o mundo). Feito isso, Descreveu 6 pontos chaves que todos os jogos tem, mesmo antes da era digital. Abaixo, segue descrição dos conceitos apresentados por Juul.

Continue lendo »

Let´s Play Hero (Atari 2600) – Qual seria o final da lenda?

No post anterior, descrevemos a narrativa da versão atualizada do jogo de Atari “Let´s play Hero”. Hoje tomaremos como base o texto anterior, mas com uma grande diferença: e se este jogo tivesse finais alternativos?

Continue lendo »

Review: Dragon Age II



Dragon Age 2 foi desenvolvido pela BioWare, muito famosa por desenvolver diversos outros títulos de RPG. O jogo se passa no mundo de Thedas, mais precisamente na cidade de Kirkwall e suas redondezas. Neste mundo místico, o anão Varric Tethras conta a história do campeão de Kirkwall, o seu personagem. Não importa como você o construa, seu nome ou suas habilidades, ele será conhecido e citado por seus títulos e antes deles, simplesmente por Hawke. Seu objetivo básico é estabelecer sua família nesta cidade em meio ao caos que a cidade se encontra devido a migração massiva ocorrida após os eventos de Dragon Age Origins.

Continue lendo »

Review: Star Wars – Knigths of the Old Replubic (KotOR)

Star Wars – Knigths of the Old Replubic (KotOR), foi o primeiro jogo de RPG baseado no universo de Star Wars, desenvolvido pela BioWare, muito famosa por desenvolver diversos outros títulos de RPG. O jogo se passa em um período conhecido como Velha Republica, este período ocorre aproximadamente quatro mil anos antes dos eventos abordados no filme Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. Seu sistema de jogo é baseado nas regras derivadas da terceira edição de Dungeos & Dragons. A continuação, Star Wars: Knigths of the Old Republic II – The Sith Lords foi desenvolvido pela Obsidian Entretainment sob sugestão da própria BioWare.

Continue lendo »

Let´s Play Hero (Atari 2600) – Recontando uma história de heroismo

A história começa a partir de um telejornal informando que ocorreu um terremoto na cidade e contextualizando o jogador sobre o jogo, conforme descrito a seguir:
Continue lendo »
Return top