BBS, Telnet e os jogos não tão online assim



Antes de um mundo totalmente conectado e globalizado, jogar online, poderia ser impossível, mas não era. O software BBS, utilizando o protocolo Telnet, permitia que pessoas de varias regiões se conectassem a um servidor, neste servidor era possível realizar chats, realizar download e upload de arquivos, ler noticias e jogar. Antes de citar o funcionamento dos jogos, é necessário entender o que era o BBS e o Telnet.


Bulletin Board System(BBS) – O software

O BBS é um sistema que permitia a conexão, via linha telefônica, a outro computador no qual outras pessoas podiam se conectar, formando, em uma escala bem reduzida, o que hoje é a internet. O BBS era muito utilizado para proporcionar a distribuição de softwares, ler noticias, troca de mensagens entre os utilizadores e funções de lazer, como jogos online. As empresas também utilizavam o sistema para facilitar o envio de relatórios de funcionários para a sede, por exemplo. Porém a limitação da BBS era bem presente, como seu custo de manutenção e a distancia entre as maquinas comprometia a qualidade do serviço, assim, quando a World Wide Web surgiu, os servidores BBS foram praticamente extintos.

Telnet – O protocolo

O Telnet era o protocolo que permitia a comunicação bidirecional sendo orientado sobre o TCP (Transmission Control Protocol). O Telnet permite a interface de terminais e aplicações através da internet, fornecendo regras básicas para permitir ligar um cliente a um intérprete de comando (que fica no servidor). Foi desenvolvido pelas Forças Armadas Americanas para transmitir dados entre as bases e antes de ser utilizado na computação, auxiliou muito os radioamadores.

Os Jogos


Os jogos via BBS se popularizaram por volta de 1992. Esses jogos, em sua imensa maioria, eram baseados nos jogos de RPG de tabuleiro, como o Dungeons and Dragons. Alguns contavam com alguma tentativa de simular imagens em uma brincadeira de caracteres e cores, o que chegava a funcionar muito bem para a proposta. Um dos jogos que uniam essa parte gráfica e um bom RPG foi o “Mines of Gorr”.

Em Mines of Gorr, o jogador controla os movimentos do personagem através dos números 2,4,6,8 e enquanto o lado direito era dedicado para consulta do status do personagem, uma pequena parcela da tela, na parte esquerda, era dedicada exclusivamente para observarmos o cenário desenvolvido em ASCII, colorido. Todas as decisões do jogo são tomadas pressionando a letra em destaque da palavra, assim em uma luta, o usuário poderia atacar simplesmente pressionando a letra “A” da palavra “Attack”. Como todos os jogos para BBS, este é bem simples e repetitivo em seus objetivos, o que o tornam cansativo, mas a sua ideia era excelente e seu propósito foi alcançado.

Aconselho a todos os gamers atuais que ao menos conheçam um pouco mais desses jogos, são simples e muito interessantes, além do fato deles serem parte da história dos jogos e da computação como um todo. Ainda hoje existem alguns servidores dedicados a isso, como o dgu.dyndns.org utilizado para essa pesquisa.

1 comentários:

nbde

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